O fim do
ano está próximo. É a hora de pensar em mudar tudo o que não deu certo. Com
2013 as oportunidades que não vieram e que você não criou podem renascer e aí
deve-se estar bem preparado, com um bom currículo tinindo e, claro, seu
marketing pessoal idem.
Uma das saídas mais importantes para qualquer um que venha a querer melhorar sua imagem no mercado, entre seus amigos ou colaboradores é caprichar na comunicação. Saber se utilizar de algumas regrinhas simples e outras um pouco mais complicadas podem fazer você se sair bem nesta área tão fundamental para qualquer profissional.
O que mais tenho constatado entre meus alunos é que a comunicação, por fazer parte do dia-a-dia de todo ser humano, é negligenciada como ciência. Mas vamos a algumas dicas interessantes e que todos podem exercitar. O resultado é ser apontado como alguém diferente – para melhor! – no mercado, saindo-se com muita vantagem em relação aos concorrentes.
Seja natural ao falar - E só somos naturais quando sabemos do que estamos falando, ou seja, conhecemos o nosso assunto. Só assim é que passamos naturalidade e não aquela imagem de artificial.
Use de entusiasmo! - Uma pessoa entusiasmada contagia a outra. Isso é inevitável quando você fala de algo animadamente, defendendo seu ponto de vista com firmeza, mas com muita educação e simpatia.
Tenha uma postura correta - Tem gente que parece estar carregando o mundo nas costas ou então o peso da barriga é tão grande que o interlocutor se transforma num amontoado de carne, gordura e ossos. Fique ereto, encolha a barriga ao máximo e crie uma postura, mas que seja natural para também não ficar parecendo um soldado em continência.
Cuidado com vícios de linguagem! - Eu sei, esta é uma das regrinhas mais difíceis, pois requer uma atenção redobrada quando estamos falando sobre algo. É um tal “né”, “então”, “viu” e “tá certo” que tira qualquer observador do sério. Aqui não tem jeito, só se policiando mesmo.
Menos é mais na comunicação - Esta é pra fechar. Se você é daqueles que fala muito ou escreve linhas e mais linhas para dizer algo, pare e mude sua direção. Numa boa comunicação, quanto mais direto você for, menos chances de errar você terá. E não vale usar isso como desculpa para o tal do “curto e grosso”. Nada disso. Seja breve, mas seja educado.
Fonte: www.pontomarketing.com (Danilo
Amaral)
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