quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Carreira: faça o teste e encontre o seu "Código Milionário"


Para o autor de "The Millionaire Mind", Thomas Stanley, você poderá ser rico se estiver na carreira certa. Faça o teste e veja quais são suas melhores aptidões.
Só há uma maneira de aumentar seu poder aquisitivo, ser mais feliz, levar uma vida menos estressante e ser mais saudável. Qual? Mudando de carreira.
No livro “The Millionaire Mind”, Thomas Stanley afirma que “milionários que têm grande inteligência criativa, muitas vezes, fazem uma correta decisão em sua carreira: eles selecionam uma vocação que lhes proporcionam lucros enormes e que, ao mesmo tempo, lhe dão prazer. Lembre-se, se você amar sua profissão, sua produtividade será maior e a criatividade irá surgir”.
Com essa mensagem, Stanley deixa claro uma máxima: o estresse é um resultado em dedicar um grande esforço para uma tarefa que não está alinhada com suas habilidades. Sendo assim, é mais difícil e exige maior esforço físico e mental seguir uma carreira que não é adequada à sua aptidão. Em outras palavras, seguir uma carreira que não te faz feliz é um erro grave que poderá ser um empecilho para sua ascensão profissional.

Teste

De acordo com o site MarketWach, o primeiro passo para encontrar seu “Código Milionário” é fazer o simples teste abaixo, feito a partir dos 16 tipos de personalidades da classificação tipológica de Myers Briggs Myers-Briggs, de Carl Jung.

O teste poderá te mostrar novas opções de carreira que cabem em seu perfil. É pouco provável que você deixe seu emprego atual para se tornar um designer de joias ou um músico, mas você pode encontrar a felicidade na sua profissão atual ou escolher rumos diferentes.
O teste é bem simples e sem artimanhas psicológicas. São quatro tópicos que você deverá escolher a letra inicial da palavra que mais combina com sua personalidade. Ao final dos tópicos, as quatro letras iniciais levarão a uma única combinação, o resultado do seu teste.

1. Extrovertido ou Reservado? (E ou R)  - Dada uma escolha, você é mais extrovertido, prefere interagir, socializar, falar e ouvir as pessoas ou é mais introvertido, prefere seu próprio mundo, ter um tempo sozinho, pensando em silêncio e trabalhando as ideias antes de lidar com o mundo real?

2. Lógico ou Intuitivo? (L ou I) - Como você capta e utiliza as informações a sua volta? Todos nós usamos os cinco sentidos para obter dados concretos, seja ver, ouvir, tocar, sentir gostos e cheiros. No entanto, o profissional lógico compara novos dados com informações que já possui. Intuitivos são orientados pelo presente e futuro, eles se atentam além dos dados concretos. Racionais confiam mais no que já foi comprovado e o intuitivo confia em palpites, conceitos e inspirações.

3. Pensativo ou Sentimental (P ou S) - Como você toma decisões? Pensativos querem fazer o que é certo, justo e equilibrado. Eles tendem a ser impessoais e imparciais, usando a lógica, racionalidade e a razão. Já os sentimentais são mais subjetivos e emotivos. Suas decisões dependem de valores individuais e empatia, e gostam de fazer a si mesmos e os outros se sentirem bem no trabalho, em casa e em outros lugares.

4. Organizado ou Adaptado? (O ou A) -  Qual estilo de vida você prefere? Um organizado gosta de uma vida ordenada, com horários, planos, listas de tarefas a cumprir e com metas específicas. Já o espontâneo é mais flexível e se adapta facilmente as novas situações que preferem manter em aberto, em um ambiente de mudança, muitas vezes, até o último minuto.


Resultado

Você está em sincronia com o real ou seu estresse prejudica seu destino?
Confira agora os 16 tipos de personalidade e leia a descrição que se encaixa no seu código das quatro letras iniciais.

Intelectual sistemático (EIPO, EIPA, RIPO ou RIPA) - Você é um pioneiro brilhante, energético, que adora desafios intelectuais e sempre tenta descobrir como melhorar os procedimentos e sistemas. Você é motivado em tornar seu sonho realidade e mudar o mundo. Suas decisões são baseadas no que é melhor para todos, levando em consideração seu sentimento, intuição e valores. Se há um grupo de pessoas, você tende a ser seu líder.
Planos de carreira: líderes como você pode ser encontrado em todas as áreas. Particularmente, você poderá ser feliz como um executivo de um banco, gerente de escritório, um administrador de centros de saúde ou gerente de vendas.

Guardiões do sistema (ELPO, ELSO, RLPO ou RLSO) - Você é a espinha dorsal do mundo corporativo, mais focado no presente do que no passado, com um olhar no futuro. Um planejador ávido, você regularmente investe suas fichas em escolhas mais conservadoras e dos fundos de pensão do seu sindicato. Provavelmente, também, fez uma poupança para a faculdade de seus filhos. Sua preferência é a segurança e ordem.
Planos de carreira: você é mais feliz em um ambiente organizacional, em que há uma estrutura rígida, com regras claras, mas também poderia fazer parte da força policial ou militar. Quaisquer cargos sociais lhe cabem, como supervisores, gerentes, executivos, especialistas em tecnologia ou consultores pessoais.

Profissional autônomo (ELPA, ELSA, RLPA ou RLSA) - Você prefere trabalhar para si mesmo em vez de ajudar e agradar seu empregador e os outros colegas. Você não se importa em trabalhar de uma forma independente, mesmo que isso signifique dar mais de si. Pressão, surpresas e liberdade tornam seus dias mais completos.
Planos de carreira: use o seu espírito empreendedor para começar seu próprio negócio, mesmo que não seja sua principal renda. Corretora de valores pode ser um bom lugar para começar sua carreira, pois você pode trabalhar o quanto quiser, quando quiser. Tem mais tempo e dinheiro? Invista no seu futuro financeiro por meio da compra de uma franquia ou considere alguns empregos baseados em comissões, como escritor, agente de viagens, ocupações de vendas e corretor de imóveis.

Desbravadores (EISO, EISA, RISO ou RISA) - Sua vontade de ajudar os menos afortunados e sua compaixão pelas pessoas te inspira diariamente. Você é idealista e apaixonado pelo trabalho, pela vida e pelo potencial das pessoas. Você nasceu para inspirar, incentivar e motivar. Você tem fortes instintos psíquicos, que são muito intuitivos e hábeis em interpretar a linguagem corporal dos outros.
Planos de carreira: o trabalho social, ensino, relações públicas, conselheiros e especialistas em recursos humanos são todas as carreiras que, naturalmente, constroem um espírito de compaixão com as pessoas.

Fonte: www.administradores.com.br

Comunique-se melhor e mude sua imagem


O fim do ano está próximo. É a hora de pensar em mudar tudo o que não deu certo. Com 2013 as oportunidades que não vieram e que você não criou podem renascer e aí deve-se estar bem preparado, com um bom currículo tinindo e, claro, seu marketing pessoal idem.

Uma das saídas mais importantes para qualquer um que venha a querer melhorar sua imagem no mercado, entre seus amigos ou colaboradores é caprichar na comunicação. Saber se utilizar de algumas regrinhas simples e outras um pouco mais complicadas podem fazer você se sair bem nesta área tão fundamental para qualquer profissional.

O que mais tenho constatado entre meus alunos é que a comunicação, por fazer parte do dia-a-dia de todo ser humano, é negligenciada como ciência. Mas vamos a algumas dicas interessantes e que todos podem exercitar. O resultado é ser apontado como alguém diferente – para melhor! – no mercado, saindo-se com muita vantagem em relação aos concorrentes.

Seja natural ao falar - E só somos naturais quando sabemos do que estamos falando, ou seja, conhecemos o nosso assunto. Só assim é que passamos naturalidade e não aquela imagem de artificial.

Use de entusiasmo! - Uma pessoa entusiasmada contagia a outra. Isso é inevitável quando você fala de algo animadamente, defendendo seu ponto de vista com firmeza, mas com muita educação e simpatia.

Tenha uma postura correta - Tem gente que parece estar carregando o mundo nas costas ou então o peso da barriga é tão grande que o interlocutor se transforma num amontoado de carne, gordura e ossos. Fique ereto, encolha a barriga ao máximo e crie uma postura, mas que seja natural para também não ficar parecendo um soldado em continência.

Cuidado com vícios de linguagem! -
Eu sei, esta é uma das regrinhas mais difíceis, pois requer uma atenção redobrada quando estamos falando sobre algo. É um tal “né”, “então”, “viu” e “tá certo” que tira qualquer observador do sério. Aqui não tem jeito, só se policiando mesmo.

Menos é mais na comunicação - Esta é pra fechar. Se você é daqueles que fala muito ou escreve linhas e mais linhas para dizer algo, pare e mude sua direção. Numa boa comunicação, quanto mais direto você for, menos chances de errar você terá. E não vale usar isso como desculpa para o tal do “curto e grosso”. Nada disso. Seja breve, mas seja educado.

Fonte: www.pontomarketing.com (Danilo Amaral)

Do trabalho


Se você está em dúvida sobre suas atividades profissionais, pare diante do espelho e pergunte: “meu trabalho me faz bem?”
Às vezes é necessário cumprir certas etapas, porque escolhemos determinado caminho – e tudo tem seu preço.
Mas, se o que você está fazendo agora não é parte de seus sonhos, pare.  Você está colocando ali, no mínimo, oito horas de vida por dia.
Não acredite naquela história de “ah, eu vou fazer isto por um tempo, e depois farei o que realmente desejo”. Se você agir assim N-U-N-C-A terá oportunidade para viver da maneira que realmente quer. Não vale a desculpa: Ah, eu me sacrifico por pessoas que amo”. As pessoas que lhe amam querem lhe ver feliz.
Não há dinheiro que pague seu tempo.  Lembre-se: quando ficar velho, onde vai comprar de volta os minutos de vida que vendeu?
Não existe um Banco de Vida.  O que existe é a Vida.

Paulo Coelho

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Contribuir Hoje


Conta-se que um rico fazendeiro foi queixar-se ao padre da paróquia local, dizendo que as pessoas não o viam com bons olhos porque ele não ajudava as outras pessoas nem contribuía com as obras assistenciais da igreja e disse ao sacerdote:
- Ora, todos sabem que quando eu morrer deixarei tudo o que tenho para a igreja e seus pobres.

O sacerdote, homem sábio, disse ao fazendeiro:
- Vou lhe contar uma história. A história da vaca e do porco.

Fez uma pausa e continuou:
- Um dia o porco foi reclamar com a vaca porque ninguém lhe dava valor. Todos o desprezavam. Afinal, disse o porco, eu doo tudo o que tenho aos homens. Eles consomem a minha carne, usam meus pelos para fazer pincéis, e aproveitam até meus ossos. Mesmo assim sou um animal desconsiderado. O mesmo não acontece com você, que dá apenas o leite e é reverenciada por todos, concluiu o pobre porco.
A vaca, que ouvia com atenção, falou:

- Talvez seja porque eu doo um pouco de mim todos os dias, enquanto estou viva, e você só tem utilidade depois de morto.

O fazendeiro agradeceu ao padre pela lição e se retirou pensativo.

E você, em que tem contribuído com a sociedade da qual faz parte, enquanto está a caminho? Muitos pensam e agem como o fazendeiro. Pretendem dispor dos seus bens apenas depois da morte, quando não precisarão de mais nada. Outros pensam em doar um pouco do seu tempo ao próximo só depois que se aposentarem. No entanto, a necessidade não aguarda o tempo propício para visitar os desafortunados. A carência pede socorro agora, não mais tarde. A necessidade roga mãos caridosas hoje, não amanhã. A ignorância solicita esclarecimento imediato, não num futuro distante.

Existem tantas frentes de trabalho aguardando mãos dispostas a se movimentar em prol do semelhante, nos mais variados campos de ação. Basta boa vontade e disposição.

Fonte: www.velhosabio.com.br

Inspire-se: 04 grandes filmes sobre motivação




1 - Jerry Maguire – A Grande Virada
Ano de lançamento: 1996
Enigmático, Tom Cruise estrela este drama costumeiramente tema para diversos trabalhos acadêmicos ao redor do mundo. Cruise é Jerry Maguire, bem-sucedido agente esportivo que acaba perdendo emprego e todos os seus clientes, após uma polêmica declaração escrita de 25 páginas, onde propõe um tratamento mais humano para com os clientes. Praticamente sozinho em sua nova luta, Maguire encontra forças ao lado de seu único cliente, um jogador futebol americano de temperamento forte.

2 - Gênio Indomável
Ano de lançamento: 1997
O cenário abre-se na cidade de Boston para o jovem rebelde Will Hunting, com algumas passagens pela Polícia, mas extremamente inteligente e gênio em Matemática. Por determinação legal, Will é mandado para a terapia, onde acaba se identificando com Sean, interpretado pelo sempre excelente Robin Williams. Produção escrita pelos próprios atores Matt Damon e Ben Affleck, respectivamente aos 27 e 25 anos. Obteve enorme sucesso, sendo indicado ao Oscar.

3 - Patch Adams – O Amor é Contagioso
Ano de lançamento: 1998
Hunter Adams é internado em um sanatório após tentar suicídio. Ao ajudar os outros internos, descobre incrível vocação para ser médico. O filme então direciona suas luzes para a luta de Adams em se formar na faculdade de medicina, ao tempo em que seus métodos pouco convencionais começam a chamar a atenção e a atrair inimizades.

4 - Menina de Ouro
Ano de lançamento: 2004
E para fechar a nossa lista, apresentamos um vencedor do Oscar de Melhor Filme. Maggie Fitzgerald é uma boxeadora amadora com um dom não lapidado. Frankie Dunn passou a vida treinando grandes boxeadores e se nega a treinar Maggie por ser mulher e por considera-la “velha demais” para iniciar a carreira no esporte. Scrap é o melhor amigo de Frankie e o único a acreditar no potencial de Maggie. A vida dessas três pessoas se cruza em um drama bombástico e inesquecível, com um dos finais mais emocionantes da História do Cinema.

Fonte: MQ Serviços RH. (http://mqservicos.blogspot.com.br)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Conheça os 9 tipos de personalidades corporativas


Muitos profissionais se sentem desmotivados por suas personalidades não serem compatíveis com seus cargos atuais. Conheça os 9 perfis mais comuns

Motivar seus profissionais pode ser o maior desafio para um líder. De acordo com um artigo publicado na Forbes, de Steve Faktor, muitos profissionais podem estar desmotivados por suas personalidades corporativas serem incompatíveis com seus cargos atuais.
Antes de promover a inovação é preciso entender os perfis de seus colaboradores. Assim, Faktor desenvolveu nove personagens para ajudar nesse gerenciamento de pessoas e, consequentemente, alavancar seus projetos de inovação. Tudo, é claro, com muito bom humor. Confira:

Bambi - "Quase todos os novos profissionais começam com os olhos brilhantes e felizes”, afirma Faktor. “Eles são novos discos rígidos prontos para serem preenchidos com dados. Você pode levá-los a fazer quase qualquer coisa. Eles andam em reuniões com sorrisos largos e um profissionalismo que praticou em entrevistas, na escola e na frente do espelho”, completa.
Estes profissionais estão ansiosos para agradar seus colegas de trabalho e gestores e anseiam aprender novas atividades e agarrar oportunidades.

Alfa - “Alfas amam esmagar a concorrência e jogar o jogo corporativo”, disserta o escritor. A identidade, autoestima e o status deste profissional estão ligados as conquistas no trabalho. Nos piores casos, podem até criar campos de distorção da realidade, onde a sua verdade se torna a verdade plena, o que pode soar autoritário aos outros funcionários.

Sobrevivente - Os sobreviventes podem ter cargos de chefia, mas não conseguem ter a liderança de um Alfa ou um Natural. Eles sabem como funciona o sistema e não gostam de se arriscar. “Não querem mudar o mundo, ao menos que seja uma coisa certa”, disse o escritor do artigo.
Já outros são mestres em manipulação e podem sobreviver a grandes reorganizações empresariais, por esse dom.

Soldado - Soldados são exímios jogadores. Diferente de se imporem com seus méritos, como os Alfas, eles buscam clareza e evitam ambiguidade em todas as decisões e relações corporativas. “Eles podem ser grandes em um projeto de gestão, processo de análise ou desenvolvimento profissional. Quando isso acontece, eles brilham e crescem, mas muitas vezes, há um teto para sua ascensão”, explica Faktor.

Pragmático - Para o autor, muitos são capazes ou talentosos, mas são geralmente céticos, analíticos e idealistas. Sua lógica pragmática os tornam menos suscetível a distorção da realidade ou da condição de seguidor inquestionável. Pelo contrário, sempre terão uma pergunta a ser feita. “Por causa dessa necessidade de propósito, eles podem ser mais difíceis de gerenciar - ou serem percebidos dessa forma”.

Natural - Naturais são ambiciosos e talentosos, mas exigem mais equilíbrio em sua vida. Eles podem ser tão eficazes como os Alfas, mas tendem a ser mais humildes e brincalhões. Eles entregam resultados e ganham a lealdade e respeito de seus pares e subordinados.
“Naturais são netwokers assíduos e constroem relações recíprocas. Eles ficam desmotivados quando medidas de sucesso não são claras ou quando as regras ou recompensas parecem injustas. Eles são muito mais intuitiva e bons para o desenvolvimento de talentos do que Alfas”, pontua Faktor.

Herege - Os hereges são um curinga para o especialista. Alguns são idealistas visionários e inovadores que podem mudar a sociedade ou o mundo. Outros simplesmente não gostam de regras e são difíceis de trabalhar. Estes profissionais têm quatro caminhos: 1) Ser abatido pelo sistema 2) Ter sucesso em trazer mudança e uma quebra de sistema 3) Deixar e tornar-se Richard Branson 4) Fugir de tudo para trabalhar em um call center em Peoria.
“Hereges visionários podem ser mais inebriantes e inspiradores do que qualquer Alfa. Embora eles não sejam os grandes líderes, o seu empenho e visão obterá o melhor de seus subordinados - contanto que mantenham o ritmo e continuem motivados”, analisa.

Trabalhador - Trabalhadores representam uma grande parte da população corporativa. Eles normalmente realizam o trabalho necessário para chegar ao que mais importa para eles fora do escritório, como comprar seu apartamento e uma viagem em família. “Trabalhadores não pretendem conquistar o mundo corporativo, mas eles são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. É claro, o desempenho pode variar de extremamente eficiente para o frustrado e lento”.

Orgulhoso - Geralmente estes profissionais defendem com unhas e dentes suas empresas e o orgulho continua com o resto de sua vida. Seus escritórios são cheios de troféus, fotos e outras coisas que maximizam a empresa.

Fonte: www.infomoney.com.br (Por Luiza Belloni Veronesi)

10 dicas para melhorar o clima de qualquer empresa e a própria vida


1. Lembre-se sempre de dizer “com licença”; “por favor” e “obrigado”, mesmo que alguém esteja cumprindo sua obrigação ou seja muito amigo;

2. Fale baixo. Ria baixo. Não seja inconveniente;

3. Use o telefone e a internet somente para assuntos de trabalho. Evite usar esses meios para assuntos particulares;

4. Ao tomar emprestado alguma coisa, nunca se esqueça de devolver e agradecer;

5. Ajude a manter limpo o ambiente de trabalho. Mantenha limpo os sanitários após o uso. Cuidado com copos e xícaras sujas. Jogue os copinhos de café no local apropriado. Arrume sua mesa de trabalho;

6. Respeite a fila. Mesmo que ache desnecessário respeitá-la, porque vai pegar só uma coisa, etc. Não queira parecer esperto;

7. Não fale mal dos outros. Não se envolva em fofocas.

8. Cuidado com as anedotas e brincadeiras pessoais, como apelidos, etc. Cuidado para não ofender as pessoas;

9. Cuide de sua imagem. Vista-se sobriamente. Afinal você está num ambiente de trabalho e não numa festa ou diversão;

10. Controle a sua agressividade. Cuidado com a forma de falar e escrever. Não seja rude.

Luiz Marins

4 dicas para lidar com o estresse do fim de ano


Reuniões de planejamento, avaliação e prazos finais se juntam com a correria das festas e presentes. Evite o estresse de fim de ano com as dicas a seguir

O fim de ano pode ser estressante. Prazos finais para cumprir e reuniões de planejamento se juntam com a correria para comprar presentes e organizar festas. Para evitar que o estresse e ansiedade se acumulem e sobrecarreguem você, confira quatro dicas práticas que separamos para ajudar você:

1. Pequenas ações fazem a diferença - Os feriados e eventos de fim de ano podem fazer com que você se esqueça de detalhes importantes, mas que fazem muita diferença. Esteja presente, principalmente para as pessoas que fazem a diferença em sua vida, como amigos próximos e familiares. Essas pequenas ações também irão ajudar você a relaxar e se sentir mais confortável para enfrentar os estresses que podem surgir.

2. Mantenha a rotina - Se sua rotina de trabalho continuar a mesma, é importante que você não perca o controle sobre a rotina normal, principalmente de sono.

3. Cuidado com a iluminação - Excesso de luz também podem contribuir para aumentar seu estresse. Procure maneirar nas decorações de sua área de trabalho ou luzes no interior do escritório.

4. Cuidado com o perfeccionismo - Tentar ser perfeito nessas horas também pode ser fonte de estresse. Principalmente durante os preparativos das comemorações, não coloque metas muito altas para comprar os presentes perfeitos, fazer as refeições e festas perfeitas, por exemplo.

Fonte: www.universia.com.br

Palavrões


Uma tarde eu me debrucei em minha cama, lendo um livro interessante. Um vento gostoso entrava pela janela e eu me divertia bastante concentrada em meu livro. De repente, comecei a ficar zonza e atordoada com uma barulheira que vinha não sei de onde...

Olhei: era a minha tia. Ela havia entrado em meu quarto, xingando e reclamando sem parar. Parecia que o problema era o cão que espalhara lixo pelo jardim.
Mas, que engraçado! A impressão que eu tive foi de que minha tia tinha espalhado um saco de lixo no meu quarto e saído como se nada tivesse acontecido...

Imediatamente, lembrei-me das vezes que falei palavrões. Como é desagradável uma pessoa que reclama de tudo, xinga os outros, pragueja quando algo acontece, diz palavrões!
Achei muito legal quando me explicaram uma frase:
"A boca fala do que o coração está cheio".

Quer dizer que, se estamos tristes, falamos de coisas tristes e ruins. Se estamos alegres, conversamos sobre coisas belas e úteis, elogiamos as virtudes dos outros, buscamos fazer as pessoas se sentirem bem e felizes com a nossa presença.

É por isso que me esforço para prestar muita atenção em tudo o que eu penso e falo. Porque oferecer lixo aos outros é faltar com o respeito. Mas também porque, quando oferecemos flores, através de pensamentos, palavras ou atitudes, nossas mãos ficam cheias de perfume!

Fonte: www.velhosabio.com.br

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pode ficar com a nota vermelha; Eu fico com meu sonho!




Livro: Segunda-Feira Nunca Mais
Autor: Dan Miller

Descrição do Livro: 
Imagine alguém que acorde na segunda-feira cheio de energia, animado com uma nova semana de desafios e metas, feliz por estar alinhando sua criatividade a um projeto maior, e ainda por cima sendo bem-remunerado.
Agora imagine que essa pessoa seja você. Parece um sonho, uma utopia?
Pois saiba que Dan Miller escolheu viver assim, acreditando que o trabalho deve (e pode) ser uma maneira gratificante de realizar nossos sonhos, desafiar nossas mentes e beneficiar a sociedade. 
Neste livro, ele ensina que essa nova relação com o trabalho está ao alcance de todos. Basta seguir seus conselhos práticos para integrar o talento e os interesses pessoais ao cotidiano profissional, adotar uma atitude pro-ativa e capitalizar em cima das novas oportunidades que estão surgindo no mercado de trabalho.

Ano Novo, uma página a ser escrita


O fim do ano está chegando e, por mais que pareça clichê, este é sim um ótimo momento para refletir o que foi feito ao longo do ano, pôr as ideias em ordem e planejar 2013. É preciso se preparar para encarar as demandas do mercado e evoluir na carreira. Quais são seus objetivos futuros? Conquistar ou mudar de emprego? Crescer no trabalho atual? Buscar outra carreira? Se tornar um empreendedor? Seja qual for a sua meta, chegou a hora de planejar a vida profissional.
Geralmente, é no começo do ano que ocorre um grande número de contratações. As empresas precisam começar a executar todo o planejamento realizado nos últimos meses do ano anterior e, para isso, devem estar com a equipe ajustada e completa. Isso pode ser uma porta para novas oportunidades, novos ares, mas, primeiramente, organize as ideias.

Como está agora? 
Reflita se você atualmente faz o que gosta e se realiza plenamente as suas tarefas. Pense se a sua atividade profissional é exatamente o trabalho com o qual sonhou. Pare e veja se você conhece realmente tudo que envolve o seu trabalho. Já reparou que, à medida que sabemos mais sobre um determinado assunto de interesse, normalmente passamos a gostar mais dele?
Por isso, antes de pensar em mudar de carreira ou emprego no próximo ano, veja se explorou todos os cantos possíveis, para que esteja certo que esta é a mudança que deseja. Procure se atualizar, estude, leia, aprofunde seus conhecimentos em sua área de atuação.

Aonde quer chegar? 
Veja quais são os objetivos em longo prazo. O emprego em que está agora é um degrau para chegar até lá? Quais são os caminhos que precisa percorrer dentro dele para crescer?
Muitas vezes, a mudança almejada pode estar dentro da própria empresa. Dividir suas ambições e discuti-las com seu gestor pode ajudá-lo a identificar se existe essa possibilidade no seu locar de trabalho. Pergunte se ele o considera preparado para tal posição. Caso a resposta seja negativa, peça a ele para indicar os pontos nos quais você tem que melhorar, desenvolver ou conhecer para que esteja dentro do perfil desejado.
Trace metas para alcançar seu objetivo, veja o que precisa fazer para chegar lá e siga em frente! Você terá 365 dias para pôr em prática.

Mudança 360º 
Se sua reflexão o levou a uma mudança de direção, em primeiro lugar, defina para onde quer caminhar. É mesmo um novo emprego? Outras opções incluem prestar serviços de consultoria, investir em um negócio próprio ou na carreira acadêmica. As chances de sucesso são maiores se você atuar na área que conhece e na qual tem expertise.
Escolhida a opção, o próximo passo é se planejar para ir ao mercado e mostrar a ele suas qualificações e aptidões. "Ir ao mercado" significa fazer com que seu preparo encontre as oportunidades que ele oferece.
Lembre-se sempre alimentar a sua rede de contatos. Esse é o meio mais efetivo para que suas competências se encontrem com as demandas do mercado.
Aproveite a pausa de Fim de Ano para recarregar as energias e pôr em prática seus objetivos.

Bom trabalho e muito sucesso em 2013!

Movere Consultoria (www.dicasprofissionais.com.br)

Muito competente em coisas sem importância


Ter pessoas competentes no que realmente interessa é um grande desafio para as empresas.

Um presidente de empresa, falando sobre um funcionário disse: "Ele é muito competente em coisas sem importância. É pena que nas coisas realmente importantes ele não seja tão competente."

Outro diretor me disse ter um gerente excelente em promover confraternizações com clientes, mas terrivelmente fraco no que a empresa realmente esperava dele. "Ele é o gerente mais popular que temos, mas os nossos acionistas não fazem concurso de popularidade", disse ele.

Conheci uma diretora de marketing que tinha um enorme orgulho de "entender tudo de computação". E de marketing? E de pesquisa? E de mercado? Essas coisas, absolutamente essenciais para a sua função, não faziam os olhos dela brilhar.

Esse é um problema recorrente nas empresas. Desde vendedores que criticam tudo na empresa, mas não visitam clientes, não estudam produtos, não se aperfeiçoam em vendas; até motoristas muito competentes em criticar os chefes, mas nada fazem para manter seus veículos limpos e em perfeitas condições de uso. Isso, para não falar de engenheiros, advogados e médicos, cheios de desejo de status, que se preocupam com seus gabinetes, trajes e formas de tratamento e não se apressam em dar seus doutos pareceres, atrasando processos, contratos e laudos. Ou mesmo de secretárias que organizam festas o ano todo e não procuram se aperfeiçoar em redação ou estudar um idioma estrangeiro que a empresa tanto necessita.

Ter pessoas competentes no que realmente interessa é um grande desafio para as empresas. Há pessoas campeãs de relacionamento e amizade que muitas vezes se esquecem que a empresa precisa de pessoas competentes em coisas realmente importantes, que executem, sejam éticas, participem e dêem resultado.

Pessoas competentes têm foco e disciplina para manter-se no foco. Elas não gastam tempo e energia em coisas acidentais e periféricas ao seu objetivo principal e por isso conseguem o sucesso que outras desfocadas e dispersas, jamais conseguirão.

Pense nisso. Sucesso!

Luiz Marins (www.anthropos.com.br)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O sucesso é construído à noite


Você quer ter sucesso? Então tem de pagar o preço. É assim que funciona.

Não conheço ninguém que tenha conseguido realizar seu sonho sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.

Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso: superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.

Se quiser um casamento gratificante, terá de investir tempo, energia e sentimentos. Do contrário, acabará perdendo seu grande amor.

Você quer crescer? O sucesso, em qualquer área da sua vida, é construído à noite.
Não quer dizer que você vá trocar o dia pela noite. Longe disso. Você vai é adicionar horas de trabalho e estudo à noite – naquelas horas em que todos já pararam de investir em si mesmos e nos seus objetivos!

Durante o dia, todo o mundo se dedica mais ou menos da mesma forma. Mas o sucesso, por definição, é destacar-se. E, para se destacar, você tem de batalhar mais. Se fizer igual a todo o mundo, obterá resultados iguais aos de todo o mundo.

Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.

Terá de planejar, enquanto os outros permanecem na frente da televisão.

Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.

A realização de um sonho depende de dedicação.

Muita gente espera que o sonho se realize por mágica. Mas mágica é ilusão. E ilusão não tira ninguém de onde está. Ilusão é combustível de perdedores.

Sonhar com o sucesso, à noite, pode ser mais prazeroso. Mas trabalhar por ele é mais eficiente.


Roberto Shinyashiki (www.dicasprofissionais.com.br)

A aranha


Uma vez um homem estava sendo perseguido por vários malfeitores que queriam matá-lo. O homem, correndo, virou em um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato e, no desespero, elevou uma oração a Deus da seguinte maneira:

- "Deus Todo Poderoso fazei com que dois anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não me matem!!!"

Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha apareceu uma minúscula aranha. A aranha começou a tecer uma teia na entrada da trilha. O homem se pôs a fazer outra oração cada vez mais angustiado:

- "Senhor, eu vos pedi anjos, não uma aranha."

- "Senhor, por favor, com tua mão poderosa coloca um muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não possam entrar e me matar..."

Abriu os olhos esperando ver um muro tapando a entrada e viu apenas a aranha tecendo a teia. Estavam os malfeitores entrando na trilha, na qual ele se encontrava esperando apenas a morte. Quando passaram em frente da trilha o homem escutou:

- "Vamos, entremos nesta trilha!"

- "Não, não está vendo que tem até teia de aranha!? Nada entrou por aqui. Continuemos procurando nas próximas trilhas..."

Fé é crer no que não se vê, é perseverar diante do impossível. Às vezes pedimos muros para estarmos seguros, mas Deus pede que tenhamos confiança n'Ele para deixar que sua glória se manifeste e faça algo como uma teia, que nos dá a mesma proteção de uma muralha.

Fonte: Mensagens do Velho Sábio

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

10 dicas para viver com entusiasmo



1. Afaste-se de pessoas e fatos negativos;

2. Valorize suas idéias e intuição. Acredite em você!

3. Não reclame. Não fale mal dos outros;

4. Cultive o bom humor, o sorriso, a alegria;

5. Ouça agressivamente. Dê atenção às pessoas;

6. Estenda a mão aos outros. Coopere. Participe;

7. Comprometa-se. Faça mais do que esperam de você;

8. Faça tudo com atenção aos detalhes;

9. Cuide-se. Vista-se bem. Goste de sua imagem;

10. Não chore. Decida-se a mudar a realidade. Aja!



(Professor Marins)