Profissionais de personalidade
complicada tendem a prejudicar o andamento dos negócios, piorar o ambiente de
trabalho e tornar a vida dos subordinados um tormento.
IMPOSITIVO
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
·
Inflexível:
nunca abre mão de sua vontade.
·
Autoritário:
usa o poder como argumento.
·
Agressivo:
intimida os colegas.
·
Egoísta:
ignora opiniões, sentimentos e necessidades alheias.
·
Destrutivo:
faz críticas depreciativas.
·
Antipático:
tem dificuldade de se relacionar.
COMO LIDAR: Seja assertivo e diga claramente e com firmeza o
quanto aquele comportamento agressivo o incomoda e como você quer ser tratado.
Além disso, procure entender qual é o motivo da agressividade para deixá-lo
seguro e sem necessidade de agredir. Certamente ele vai confiar mais em você e
a comunicação será mais tranquila.
VÍTIMA
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
VÍTIMA
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
·
Negativo:
está sempre vendo o lado ruim das situações e dizendo coisas desagradáveis.
·
Pessimista:
não se entusiasma com mudanças e sempre acha que nada vai dar certo.
·
Insatisfeito:
sempre reclama da situação na empresa e das injustiças que sofre.
·
Folgado:
dá um jeito de livrar-se das piores tarefas.
COMO LIDAR: Não alimente a insatisfação das vítimas com
comentários negativos sobre a empresa, o trabalho, os colegas e o chefe. Quando
elas reclamarem, estimule-as a resolver o problema com a pessoa envolvida na
situação que as incomoda.
DOMINADOR
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
DOMINADOR
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
·
Argumentador:
defende suas ideias com excessivo vigor.
·
Do
contra: sempre discorda da opinião do outro para mostrar que tem razão.
·
Arrogante:
faz muitas objeções e dá a impressão de que quer prejudicar o colega.
·
Egocêntrico:
tem dificuldade de ouvir, só concordando se o argumento do colega tiver
respaldo em fatos e, claro, concordar com ele.
COMO LIDAR: Antes de dizer suas ideias, escute com atenção
tudo o que ele tem a dizer. O dominador precisa sentir que suas ideias foram
ouvidas. Quando for conversar com ele, esteja preparado com dados convincentes.
PASSIVO
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
PASSIVO
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
·
Bonzinho:
Cede em prol dos interesses do colega, buscando aprovação.
·
Permissivo:
evita confrontos e se mostra amável e extremamente colaborador.
·
Desorganizado:
não sabe dar limites e se perde em suas atribuições.
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Hesitante:
não se posiciona em momentos importantes, não dá ideias, não antecipa
problemas.
·
Duvidoso:
não assume responsabilidades — nem pessoais nem no trabalho.
COMO LIDAR: Estimule a participação dos
passivos, pedindo opiniões e fazendo perguntas para que se posicionem e assumam
responsabilidades em relação ao trabalho.
DISSIMULADO
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
DISSIMULADO
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
·
Inescrupuloso:
assume o crédito pelo trabalho dos outros para subir na carreira.
·
Desonesto:
finge amizade e colaboração para obter a confiança do colega e, assim, conhecer
as suas fraquezas para usá-las a seu favor.
·
Desleal:
oferece ajuda para demonstrar a fraqueza do colega, sempre em público.
·
Egoísta:
não tem intenção honesta de ajudar o outro.
·
Bajulador:
quando precisa de algo ou de alguém, acha que tem de seduzir, massageando o ego
do outro.
COMO LIDAR: Registre tudo o que foi discutido e sempre peça
fatos e dados que comprovem aquilo que o manipulador diz.
Por Caroline Marino
Fonte: vocesa.abril.com.br
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