quarta-feira, 17 de outubro de 2012

5 Tipos de profissionais difíceis de lidar


Profissionais de personalidade complicada tendem a prejudicar o andamento dos negócios, piorar o ambiente de trabalho e tornar a vida dos subordinados um tormento.

IMPOSITIVO
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
·  Inflexível: nunca abre mão de sua vontade.
·  Autoritário: usa o poder como argumento.
·  Agressivo: intimida os colegas.
·  Egoísta: ignora opiniões, sentimentos e necessidades alheias.
·  Destrutivo: faz críticas depreciativas.
·  Antipático: tem dificuldade de se relacionar.
COMO LIDAR: Seja assertivo e diga claramente e com firmeza o quanto aquele comportamento agressivo o incomoda e como você quer ser tratado. Além disso, procure entender qual é o motivo da agressividade para deixá-lo seguro e sem necessidade de agredir. Certamente ele vai confiar mais em você e a comunicação será mais tranquila.

VÍTIMA
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
·  Negativo: está sempre vendo o lado ruim das situações e dizendo coisas desagradáveis.
·  Pessimista: não se entusiasma com mudanças e sempre acha que nada vai dar certo.
·  Insatisfeito: sempre reclama da situação na empresa e das injustiças que sofre.
·  Folgado: dá um jeito de livrar-se das piores tarefas.
COMO LIDAR: Não alimente a insatisfação das vítimas com comentários negativos sobre a empresa, o trabalho, os colegas e o chefe. Quando elas reclamarem, estimule-as a resolver o problema com a pessoa envolvida na situação que as incomoda.

DOMINADOR
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
·  Argumentador: defende suas ideias com excessivo vigor.
·  Do contra: sempre discorda da opinião do outro para mostrar que tem razão.
·  Arrogante: faz muitas objeções e dá a impressão de que quer prejudicar o colega.
·  Egocêntrico: tem dificuldade de ouvir, só concordando se o argumento do colega tiver respaldo em fatos e, claro, concordar com ele.
COMO LIDAR: Antes de dizer suas ideias, escute com atenção tudo o que ele tem a dizer. O dominador precisa sentir que suas ideias foram ouvidas. Quando for conversar com ele, esteja preparado com dados convincentes.

PASSIVO
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
·  Bonzinho: Cede em prol dos interesses do colega, buscando aprovação.
·  Permissivo: evita confrontos e se mostra amável e extremamente colaborador.
·  Desorganizado: não sabe dar limites e se perde em suas atribuições.
·  Hesitante: não se posiciona em momentos importantes, não dá ideias, não antecipa problemas.
·  Duvidoso: não assume responsabilidades — nem pessoais nem no trabalho.
COMO LIDAR: Estimule a participação dos passivos, pedindo opiniões e fazendo perguntas para que se posicionem e assumam responsabilidades em relação ao trabalho.

DISSIMULADO
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
·  Inescrupuloso: assume o crédito pelo trabalho dos outros para subir na carreira.
·  Desonesto: finge amizade e colaboração para obter a confiança do colega e, assim, conhecer as suas fraquezas para usá-las a seu favor.
·  Desleal: oferece ajuda para demonstrar a fraqueza do colega, sempre em público.
·  Egoísta: não tem intenção honesta de ajudar o outro.
·  Bajulador: quando precisa de algo ou de alguém, acha que tem de seduzir, massageando o ego do outro.
COMO LIDAR: Registre tudo o que foi discutido e sempre peça fatos e dados que comprovem aquilo que o manipulador diz.

Por Caroline Marino

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