“Boas
maneiras são mais importantes do que leis”, dizia o escritor irlandês
Edmund
Burke (1729-1797).
Parte 1 - INTERNET
1 - Mantenha o nível
A comunicação à distância tem uma hierarquia. Do mais pessoal para o mais
genérico: telefonema, e-mail, SMS e, por fim, recado em redes sociais. Você
pode manter ou elevar o nível. Baixar, nunca. Se receber um e-mail, tudo bem
responder à mensagem ou telefonar. Mas, se receber uma ligação e responder por e-mail,
pode parecer que está fugindo do interlocutor.
2 - Celular na mesa
Se você precisar atender uma ligação ou responder a uma mensagem quando estiver
acompanhado, peça licença. Verificar as atualizações no Facebook entre uma
garfada e outra, nem pensar.
3 - Não é assim que se escreve
Você troca mensagens de texto por celular com um amigo e ele comete um erro
gramatical. No lugar de corrigi-lo, use a resposta para escrever a palavra de
forma correta.
4 - Sem papo
Ao encontrar alguém com o ícone de on-line no Facebook, no Orkut ou no Gmail,
não conclua que está disponível. Pergunte se a pessoa pode conversar.
5 - Adapte o discurso
Na internet, é comum que as pessoas tenham formas próprias de falar. Usar
gírias, expressões em inglês, letras em maiúsculas sem ser nome próprio ou
começo de frase. Mas isso não quer dizer que a mensagem será compreendida por
qualquer um. Pense em quem é seu interlocutor antes de dizer “vm cvsa?” quando
for chamar alguém para conversar.
6 - Menos é menos
É uma indelicadeza responder a todo mundo no grupo da mensagem só para dizer
“ótimo, obrigada!”. É como usar um megafone em plena rua para dizer para uma
única pessoa algo sem importância.
7 - Não deixe a mensagem sem resposta
Quando alguém lhe pede uma informação, por e-mail ou por redes sociais,
não deixe esperando. Diga que está procurando a resposta e que responderá
depois.
8 - Pergunte antes
Não publique fotos em que seus amigos aparecem em roupas de banho, posições
constrangedoras ou com um namorado antigo em redes sociais. Pergunte antes.
No Facebook, é possível curtir comentários, links e fotos de amigos. Curtir
denota um sentido positivo, sugere que você gostou do comentário. Não é um
aviso de que você o leu. Se alguém diz “meu cachorro morreu” ou “fui demitido”,
não curta.
10 - O reclamão dos reclamões
Se é chato ler reclamações sobre o tempo no Facebook, imagine acompanhar
reclamações sobre quem reclama do tempo.
Fonte:
FLÁVIA YURI E DANIELLA CORNACHIONE – Revista Época (http://revistaepoca.globo.com)
Ilustração:
Pedro Hamdan
Nenhum comentário:
Postar um comentário