O
"Reconhecimento" é um dos fatores de sucesso mais importantes para
nós mortais. Pouco adianta atingirmos um determinado sucesso se não formos
reconhecidos, Há até aquela piada de que um sujeito vivia solitário numa ilha e
salvou a Sharon Stone de um naufrágio, ficando sozinho com ela na ilha por duas
semanas. Depois desse tempo, ele pediu a ela que se vestisse de homem e desse a
volta na ilha. Encontraram-se do outro lado da ilha e ele virou-se para ela
(vestida de homem) e disse: - Zé! Você não vai acreditar no que eu vou
lhe contar. Estou sozinho numa ilha com a Sharon Stone!
Estar com a
Sharon Stone numa ilha, sozinho, poderia ser muito bom, mas era preciso que
alguém soubesse disso, isto é que alguém "reconhecesse" aquele feito.
Da mesma
forma em nossa empresa. É preciso que chefes e colegas percam o medo de
elogiar, de "reconhecer méritos" nas pessoas. Temos a tendência de
repetir comportamentos que nos são positivamente reforçados e o valor do
reconhecimento está justamente aí. Quando "reconhecemos" um valor,
esse valor tende a multiplicar-se tanto para a pessoa que foi alvo de nosso
reconhecimento quanto para as demais pessoas. Assim, o reconhecimento é
fundamentalmente importante para o sucesso pessoal e profissional de qualquer
pessoa. Um "muito obrigado", um bilhete de reconhecimento, uma carta,
um cumprimento sincero valem muito e nós sabemos disso. Temos que perder o medo
de agradecer e reconhecer nos outros pessoas que nos auxiliam e nos ajudam a
obter o que queremos. Ninguém vence sozinho. Sabemos disso. E se sabemos disso
deveremos também saber "reconhecer" isso com ações concretas de
"reconhecimento" e gratidão.
Vejo
diretores, gerentes, supervisores, pais e mães que têm medo de elogiar. Ainda
existem "superiores" que acham que "chefiar" é encontrar
erros, punir. Inseguros na sua chefia essas pessoas vivem a buscar alguma coisa
para criticar. É preciso que nos acostumemos a pilhar nossos subordinados
fazendo as coisas certas para que possamos reforçar esses comportamentos
através de elogios. Quando uma pessoa só é cobrada pelos seus erros, vai
desenvolvendo uma auto-estima baixíssima e os erros começam a se multiplicar
até que a pessoa começa a acreditar não ser capaz de acertos até mesmo nas
coisas mais simples.
Faz parte
também do reconhecimento dar crédito a quem realmente merece. Assim, também
tenho visto chefes que "furtam" idéias de seus subordinados dizendo
serem aquelas idéias de sua propriedade ao invés de creditá-las ao verdadeiro
autor. Um chefe que tem o hábito (sic) de furtar idéias de seus subordinados
acabará ficando isolado, pois que nenhum de seus colaboradores virá com idéias
novas com o medo de tê-las furtado pelo chefe. Por incrível que possa parecer
essa é uma prática muito comum de chefes inseguros que não compreendem que sua
chefia será a cada dia mais valorizada quanto mais suportada pelo seu pessoal
subordinado. Há tempos atrás, um chefe precisava "bajular" seus
superiores para manter-se no cargo. Hoje parece ser o oposto. Ele precisa ser
apoiado pelos seus subordinados para manter-se. E esse suporte será maior
quanto maior for a capacidade de um chefe em oferecer reconhecimento ao
trabalho, esforço, dedicação e comprometimento de seus subordinados.
Pense nisso.
Escrito por Luiz
Marins
Nenhum comentário:
Postar um comentário