Certamente isso já fez parte de sua vida ou você já presenciou situações
em que apesar de fazer tudo certo, alguém que tinha a mesma função dentro da
empresa e exercia as mesmas atividades ou responsabilidades foi promovido,
conseguiu aumentos salariais e freqüentemente é citado como exemplo, enquanto
você nem ao menos é lembrado, e às vezes sente-se desvalorizado e sem reconhecimento.
Sinto-me na obrigação de dizer que o grande culpado por isso tudo pode ser você
mesmo. Exceções à parte, o que provavelmente esteja ocorrendo é a falta de seu
marketing pessoal. E o que é isso?
Quando falamos de um produto, sabemos que existem esforços para que ele seja
notado, apreciado e adquirido. São os esforços de marketing. Meios que visam
potencializar as vendas dos produtos, utilizando a divulgação através da
promoção, propaganda, embalagem etc.
O marketing pessoal é a mesma coisa, porém em benefício de sua própria
carreira. É fazer-se notado! Não simplesmente ser notado, mas ser notado por
suas qualidades, habilidades e competências. Não é ser o chamado “puxa- saco”.
Ser notado desnecessariamente e por suas “aparições” tolas é péssimo, uma vez
que será lembrado, com freqüência, que não é um bom profissional. Neste caso,
aquele ditado: “falem mal, mas falem de mim” não é um bom lema, uma vez que
falar mal significa comentar que você não é a pessoa ou o profissional ideal.
Então, o que devemos fazer para termos um bom marketing pessoal e sermos
reconhecidos e valorizados, obtendo assim o sucesso e a realização
profissional?
Seguem algumas dicas:
1. Você deve ter liderança,
desenvolvendo assim habilidades de influenciar pessoas e ser um formador de
opinião.
2. Deve transmitir
confiança aos seus chefes e companheiros de trabalho. Deve ser a pessoa que
todos sabem que se algo precisa ser bem feito, tem que ser feito por você.
3. Precisa saber o que está
fazendo e porque está fazendo. Fuja de fazer apenas algo que mandam fazer, sem
saber do que se trata. Diferencie-se, torne-se um especialista em suas
atividades e o motivo para a execução delas.
4. Saiba trabalhar em
equipe e administrar conflitos. Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas
atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho.
Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com maior satisfação.
5. Saiba valorizar seu
trabalho e apresente bons resultados. Tenha uma boa visibilidade. Sempre que
tiver oportunidade, além dos resultados apresente seus projetos e idéias, mesmo
que informalmente.
6. Seja uma pessoa otimista
e bem-humorada. Ninguém gosta de rabugentos, aqueles profissionais cuja
presença faz murchar até o pequeno cacto ao lado da mesa. Pessoas otimistas e
bem humoradas proporcionam um ambiente agradável e irradiam bem- estar a todos
à sua volta.
7. Faça um bom planejamento de
onde pretende chegar. Qual situação que almeja profissionalmente, e tenha
paciência. Tudo acontecerá ao seu tempo desde que, obviamente, você direcione
seus esforços para realizar-se, conforme o planejado.
E lembre-se: se estiver participando de um processo seletivo ou de seu primeiro
emprego através de um estágio, saiba o que você pode oferecer para a empresa.
Não vá para aprender, mas para contribuir. A empresa quer resultados e não é
uma escola. Com certeza você aprenderá muito na organização e obterá excelentes
experiências, mas isso deverá ser conseqüência de seu trabalho e não apenas um
processo de aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário