O trabalho costuma
ser o principal foco do estresse, mas existem algumas medidas que podem ser
tomadas na tentativa de impedir que as oito horas diárias (ou mais) de labuta
transformem-se no sacro-ofício.
Selecionamos nove
dicas do livro 101 Maneiras de ter um Ótimo Dia de Trabalho para
que você encare com simpatia o fato de ter um lugar de trabalho.
Nas palavras da
autora Stephanie Goddar Davidson: "Técnicas simples e sugestões capazes de
fazer você relaxar, esfriar a cabeça, resolver conflitos e tornar seu ambiente
profissional mais agradável".
1. Respire: Tome
consciência da sua respiração o dia inteiro. Quando perceber que se esqueceu
disso, faça três respirações lentas, profundas, suaves e retome o trabalho.
2. Mude de ares: Gaste
alguns minutos para ir a um andar diferente, a outro banheiro ou a um lugar a
que você raramente vá. Se possível, passe algum tempo aí para se acalmar,
respirar ou apenas ficar em silêncio.
3. Renove-se: O
ser humano está sempre se renovando. Dorme para se recuperar; come para ter
mais energia, perde células todos os dias para dar espaço às novas.
Siga o exemplo do
seu corpo e renove seu trabalho hoje. Jogue fora o que é desnecessário, tente
terminar o serviço de um modo inteiramente diferente. Pense em algo que você
gostaria de participar e arrume um jeito de realizar isso.
4. Beba água: Beba
pelo menos dois copos de água de manhã e de tarde, principalmente se você
trabalha em um lugar com ar condicionado. Você vai perceber que terá menos
vontade de comer doces, de fumar ou de roer unhas. E certamente terá muito mais
energia.
5. Procure o
equilíbrio: Compare essas prioridades com o que você faz
atualmente. Em qual atividade você gasta mais tempo? E mais tempo? Corresponde
ao que você considera prioritário?
Esse é o primeiro
passo para encontrar o equilíbrio na vida. Você precisa optar. Veja como
conciliar a situação real e a ideal.
6. Seja
compreensivo: Da próxima vez que você ouvir um comentário ou uma
crítica sobre sue trabalho, leve em conta estes pontos:
- Não é fácil dizer a uma
pessoa o que você achou do trabalho dela. Quem faz um comentário ou uma
crítica está mais tenso do que quem ouve.
- Se ninguém comentasse nada,
não saberíamos em que mudar. As críticas são uma oportunidade de
crescimento.
- Lembre-se das críticas que
já fizeram a seu respeito e reconheça que tiveram valor.
- Tente perceber em que pontos
você e a pessoa que fez o comentário ou a crítica concordam.
- As pessoas não fazer
críticas por maldade ou só para julgar. Fazem isso porque se importam com
você. Se não se importassem, deixariam você continuar errando.
7. Respeite o
fundamental: Não despreze suas necessidades básicas. Coma bem, beba
muita água, faça exercícios, respire ar fresco, descanse, durma cedo.
Não deixe o
trabalho determinar essas coisas. Garanta espaço para suas necessidades
essenciais mesmo no cronograma mais apertado.
8. Reorganize-se: Você
consegue reorganizar o seu espaço no escritório? Às vezes, apenas mudar as
pastas de lugar, arrastar a mesa para o outro lado ou mudar a disposição dos
quadros pode fazer uma grande diferença.
Que tal trazer
quadros, objetos de arte, lembranças, óleos aromáticos e até música? Se nada
disso for permitido, veja o que é possível fazer para dar sua cara ao local de
trabalho, mesmo que precise deixar seus objetos pessoais escondidos numa
gaveta.
9. Deixe as farpas
de lado
Da próxima vez que
você estiver irritado respondendo a um email ou outro tipo de correspondência,
largue tudo e dê uma volta.
Jogue água fria no
rosto, tome um suco, respire fundo algumas vezes. Depois, volte e releia o que
você escreveu. Tire as farpas e as palavras duras. Só então envie a resposta.
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