quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dicas sobre quando responder (ou não) comentários negativos.


Veja a lista:

Quando não responder um comentário negativo

1. Quando você estiver de cabeça quente: imagine como as coisas irão piorar caso você dê a resposta errada.
2. Antes de pensar bem na resposta: se contradizer é outra coisa que pode tornar a situação ainda pior.
3. Quando o comentário vier de um Troll: o “Troll”, que é o sujeito que tem como único objetivo ofender e falar mal (sem argumentar), é rapidamente reconhecido pela audiência, que costuma rechaçá-lo (não sempre, mas cada vez mais a própria audiência tem reconhecido e combatido os Trolls).
4. Quando o comentário for só uma dor de cotovelo: “Ah, você só conseguiu os convites para a festa porque é um blogueiro conhecido e isso interessa para a organização da festa. Seu vendido!” – Isso não precisa de resposta, precisa de maturidade.

Quando responder um comentário negativo

1. O comentário surgir de um engano: A pessoa, que comentou, achou que as coisas funcionavam de uma maneira, mas, na verdade, funcionavam de outra. Explique como as essas coisas são e funcionam na verdade.
2. Virou a festa dos Trolls: Um ou dois Trolls, você deixa quieto. Mas às vezes eles atacam em bando, então responda da melhor maneira possível.
3. Você errou: peça desculpas e diga que irá arrumar. E arrume.
4. Alguém não gostou do seu texto, marca ou produto, mas foi educado: não contrarie, pois as pessoas têm o direito de não gostar. Use o comentário para perguntar como você pode melhorar.

E qual tipo de comentário deve ser respondido sempre?

Os comentários onde o leitor elogia o seu trabalho. Seja legal e agradeça. Dê atenção ao leitor legal, que aprecia e faz parte do seu site.


Fonte: Lucas Pereira (http://comunicadores.info)

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