Veja a lista:
Quando não responder um comentário negativo
1. Quando
você estiver de cabeça quente: imagine como as coisas irão piorar caso você dê
a resposta errada.
2. Antes
de pensar bem na resposta: se contradizer é outra coisa que pode tornar a
situação ainda pior.
3. Quando
o comentário vier de um Troll: o “Troll”, que é o sujeito que tem como
único objetivo ofender e falar mal (sem argumentar), é rapidamente reconhecido
pela audiência, que costuma rechaçá-lo (não sempre, mas cada vez mais a própria
audiência tem reconhecido e combatido os Trolls).
4. Quando
o comentário for só uma dor de cotovelo: “Ah, você só conseguiu os convites
para a festa porque é um blogueiro conhecido e isso interessa para a
organização da festa. Seu vendido!” – Isso não precisa de resposta, precisa de
maturidade.
Quando responder um comentário negativo
1. O
comentário surgir de um engano: A pessoa, que comentou, achou que as coisas
funcionavam de uma maneira, mas, na verdade, funcionavam de outra. Explique
como as essas coisas são e funcionam na verdade.
2. Virou a
festa dos Trolls: Um ou dois Trolls, você deixa quieto. Mas às vezes eles
atacam em bando, então responda da melhor maneira possível.
3. Você
errou: peça desculpas e diga que irá arrumar. E arrume.
4. Alguém
não gostou do seu texto, marca ou produto, mas foi educado: não contrarie, pois
as pessoas têm o direito de não gostar. Use o comentário para perguntar como
você pode melhorar.
E qual tipo de comentário deve ser respondido sempre?
Os
comentários onde o leitor elogia o seu trabalho. Seja legal e agradeça. Dê
atenção ao leitor legal, que aprecia e faz parte do seu site.
Fonte: Lucas Pereira (http://comunicadores.info)
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