segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Hoje, melhor que ontem


Pode parecer exagero, mas o trinômio do sucesso para a empresa de hoje é "TREINAR, TREINAR, TREINAR".  A verdade é que o homem precisa sentir-se em constante desenvolvimento. Para estar "motivado" o ser humano precisa sentir-se "aprendendo" , "crescendo" ou seja hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje! Se o nosso objetivo é ter empregados motivados, que dão tudo o que há de melhor em si para a empresa, então não nos resta outro caminho ao não ser TREINAR, TREINAR, TREINAR.

Numa pesquisa que fizemos com funcionários de 45 empresas de médio e grande portes, o ítem considerado de maior fator motivacional para o funcionário foi "Treinamentos Constantes". Os empregados (de todos os níveis) disseram em entrevistas que os treinamentos constantes demonstram o interesse da empresa em sua "empregabilidade", seu crescimento pessoal, os faz melhores funcionários e melhores seres humanos, aumentam seu comprometimento e auto-estima.

E treinar, não significa somente participar de cursos formais promovidos pela empresa. Às vezes palestras, seminários, reuniões promovidos pela comunidade ou agências especiais fazem pelo funcionário mais do que um treinamento formal dentro de sua área específica de trabalho.  Quantas palestras, seminários, pequenos cursos, são desenvolvidos em sua cidade e que poderiam ter a participação de seus funcionários?  Incentive essa participação.
Treinar também significa sair junto com o subordinado, conversar com ele sobre o seu desempenho, incentivá-lo, desafiá-lo como fazem os técnicos de um time de futebol, o que se chama hoje de "coaching".

 Pense em Treinamento.  Peça a cada funcionário que faça, ele próprio, uma análise de seu auto-desenvolvimento e proponha a você em quais áreas ele gostaria de se aperfeiçoar.  Ninguém melhor do que a própria pessoa para saber quais as suas reais necessidades.  Em seguida, ajude-o na escolha de cursos, seminários, simpósios, etc, fazendo um verdadeiro "Plano Anual de Aperfeiçoamento" para cada um, levando sempre em consideração os interesses da sua empresa naquele funcionário, na área em que você também quer que ele cresça e se desenvolva.

Somente sentindo-se crescendo a cada dia, teremos funcionários ativos, motivados e felizes. E sem eles, não há empresa que vença os desafios da modernidade. 

Pense nisso.  Boa Semana. Sucesso!

Escrito por Luiz Marins


Nenhum comentário:

Postar um comentário